Polêmica: Barbie com medidas reais e a ditadura da beleza

“Esta opção é tão vendável quanto a Barbie, o que será que impede a Mattel de produzir bonecas nessa versão?”, questionou Nickolay Lamm, o artista americano que resolveu criar uma versão da boneca mais famosa da marca e do mundo com proporções estabelecidas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA para uma adolescente americana saudável de 19 anos. 

Untitled-1“Barbie, tudo que você quer ser”  É o slogan que milhões de meninas ao redor do mundo cresceram ouvindo. Isso quer dizer ser uma mulher de 1,68 m de altura, 50 centímetros de cintura, 69 de busto e 73 de quadril. Os efeitos, de acordo com a Universidade de Helsinque, seriam drásticos. Uma mulher tão magra deixaria de menstruar normalmente. Mas ainda piores são os estragos – físicos e psicológicos – que esses padrões tem feito nas gerações de adolescentes cada vez mais complexadas com o corpo e a aparência.

A beleza feminina – estereotipada – sofre mudanças ao longo dos séculos, e isso é algo absolutamente normal num dado momento histórico e cultural da época. A pressão sofrida pelas mulheres muitas vezes é mascarada, mas todas sabemos que a opressão continua sendo feita por trás de discursos otimistas e de igualdade entre os sexos. Os artifícios usados pelas mulheres durante essa perseguição pela “beleza” tem consequências muitas vezes sem volta. Os distúrbios frutos dessa incessante paranoia – anorexia e bulimia –  já atingem 20% das jovens e tem os mais altos índices de mortalidade entre as doenças psiquiátricas.

Em mais um dos muitos casos onde a sociedade, influenciada pelas grandes mídias, consegue destruir vidas – transformando padrões em casos de saúde pública – fica no ar a pergunta de Lamm, e o limite de até onde o que é comercial pode influenciar de um jeito saudável a vida real.

“Seja o que você quiser, Barbie Girl!” 

Anúncios

Um comentário sobre “Polêmica: Barbie com medidas reais e a ditadura da beleza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s